Trânsito: Recife começa a usar os semáforos inteligentes após muitos anos de espera
Foram muitos anos de espera. Equipamentos podem dar maior fluidez ao tráfego porque prevêem programação da rede semafórica em tempo real
- Categoria: Pernambuco
- Publicação: 08/07/2024 14:13
- Autor: Roberta Soares
Foram muitos anos de espera e muitas críticas às últimas duas gestões municipais, mas, enfim, o Recife começou a usar os semáforos inteligentes, como são chamados os sinais que têm programação em tempo real e, dentro de um limite, consegue dar mais fluidez à circulação. O investimento inicial é de R$ 1,07 milhão e atenderá, por enquanto, apenas dois corredores de transporte, mas que são de extrema importância para a cidade: as Avenidas Antônio de Góes, principal via de saída da Zona Sul, e Abdias de Carvalho, na Zona Oeste.
Os semáforos inteligentes - oficialmente denominados semáforos adaptativos - permitem uma programação automática dos ciclos semafóricos a partir da análise do tráfego em tempo real Ou seja, mais tempo de verde para as vias por onde estão passando mais veículos - essa é a lógica. Na Antônio de Góes, que tem uma programação semafórica muito associada à Via Mangue, cujo tráfego no sentido subúrbio-Centro deságua nela, a nova tecnologia será usada em todo o corredor - algo próximo a 2 km.
Mas começou exatamente com a substituição dos semáforos instalados no cruzamento da Antônio de Góes com o Túnel Josué de Castro (túnel da Via Mangue), no bairro do Pina, que é um dos pontos mais problemáticos de todo o tráfego de saída da Zona Sul do Grande Recife.
Já na Abdias de Carvalho, corredor de conexão da Zona Oeste com a área central do Recife, os novos semáforos estão funcionando entre a Chesf, no Bongi, e a sede do Sport, na Ilha do Leite. Juntos, os dois corredores recebem mais de 140 mil veículos diariamente e são corredores de ônibus importantes não só para a capital, mas para toda a Região Metropolitana do Recife.
EXPECTATIVA DE GANHOS NA CIRCULAÇÃO
A expectativa dos técnicos da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) é que, com o uso dos semáforos adaptativos, os ciclos semafóricos fiquem mais próximos à necessidade do volume de tráfego do momento. Alegam que essa flexibilidade vai garantir uma redução dos congestionamentos e tempos de espera devido à adaptação contínua ao comportamento do tráfego nas vias.