Notícias

Segunda Paciente a Receber Transplante de Rim de Porco Morre aos 54 Anos

Lisa Pisano viveu 47 dias com o órgão geneticamente modificado antes de falecer no domingo (7).
  • Categoria: Internacional
  • Publicação: 11/07/2024 09:39
  • Autor: Pleno.News

No último domingo (7), Lisa Pisano, a segunda pessoa no mundo a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado, faleceu. A informação foi divulgada pelos cirurgiões do centro médico NYU Langone Health, onde o procedimento foi realizado.

 Aos 54 anos, Lisa sofria de insuficiência renal e cardíaca. Ela passou pelo transplante no dia 12 de abril deste ano, apenas oito dias após ter uma bomba cardíaca mecânica implantada. Apesar do suporte da bomba, Lisa necessitava de medicamentos para regular sua pressão arterial. Infelizmente, o uso contínuo desses medicamentos levou à falha do rim transplantado, resultando em sua remoção no dia 29 de maio.

 Em um comunicado sobre a morte de Lisa, Robert Montgomery, diretor do NYU Langone Transplant Institute em Nova Iorque, ressaltou a importância de sua contribuição para a medicina e os avanços nos xenotransplantes – transplantes de órgãos entre espécies diferentes.

 “Seu ato de bravura trouxe esperança a milhares de pessoas que enfrentam insuficiência renal ou cardíaca em estágio terminal e que poderão, em breve, se beneficiar de alternativas de fornecimento de órgãos,” declarou Montgomery.

 Lisa Pisano também fez história ao ser a primeira pessoa com uma bomba cardíaca mecânica a receber um transplante de órgão.

 O primeiro paciente a passar por um transplante de rim de porco geneticamente modificado foi Richard Slayman, de 62 anos, que realizou a cirurgia em março no Mass General Brigham, em Boston. Conhecido como Rick, ele faleceu quase dois meses após o procedimento. Na ocasião, a equipe médica informou que não havia nenhuma indicação de que a morte estivesse relacionada ao transplante.

Fonte: Pleno News