Notícias

Democratas Intensificam Ataques a Juízes Conservadores da Suprema Corte dos EUA

Alexandria Ocasio-Cortez apresenta pedido de impeachment contra dois magistrados
  • Categoria: Internacional
  • Publicação: 12/07/2024 10:09
  • Autor: Pleno.News
As tensões políticas nos Estados Unidos aumentaram significativamente, com a Suprema Corte, majoritariamente conservadora desde a presidência de Donald Trump, se tornando alvo de críticas intensas por parte dos democratas. A mais recente ofensiva ocorreu na última quarta-feira (10), quando a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova Iorque, apresentou um pedido de impeachment contra os juízes Clarence Thomas e Samuel Alito.

Ocasio-Cortez acusa os juízes de aceitar benefícios não declarados e de participar de casos que representam conflitos de interesse, descrevendo as acusações como uma "crise constitucional ameaçadora para a democracia americana". Em resposta, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, descartou o documento, afirmando: "Os artigos de impeachment são a última tentativa democrata de interferir com a Suprema Corte. Eles vão direto para o lixo."

No início da semana, os senadores democratas Sheldon Whitehouse e Ron Wyden solicitaram ao Procurador-Geral Merrick Garland a nomeação de um procurador especial para investigar o juiz Thomas por ter aceitado presentes luxuosos. Paralelamente, os líderes democratas do Senado, Chuck Schumer e Dick Durbin, criticaram publicamente as decisões e a ética da corte. Schumer mencionou a busca por formas legais de retirar a imunidade presidencial concedida pela Corte a Trump no início de julho.

A recente decisão da Suprema Corte de conceder imunidade parcial ao ex-presidente Donald Trump em processos judiciais foi o estopim para as críticas democratas. A determinação indica que ex-presidentes têm imunidade absoluta contra processos por ações tomadas oficialmente durante o mandato, mas não para atos realizados como indivíduos fora das funções do cargo.

Fonte: Pleno News