PMs são presos suspeitos de integrar milícia que praticava homicídios e extorsão
Sete policiais militares presos são da ativa e um, reformado. Prisões foram realizadas na manhã desta sexta, no Grande Recife e no Sertão
- Categoria: Pernambuco
- Publicação: 12/07/2024 10:30
- Autor: Raphael Guerra E Equipe
Nesta sexta-feira (12), sete policiais militares da ativa e um PM aposentado foram presos nas cidades de Abreu e Lima e Paulista, no Grande Recife, e em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Eles são suspeitos de integrarem uma milícia acusada de extorsão, lesão corporal e homicídio.
As prisões ocorreram durante duas operações deflagradas pela Polícia Civil de Pernambuco. Os militares da ativa detidos são soldados, cabos e sargentos. Um dos presos também é acusado de peculato, utilizando seu cargo público para obter benefícios pessoais.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Abreu e Lima. As operações mobilizaram 100 agentes, que apreenderam armas, munições e documentos. Todo o material e os presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
As investigações da operação Derrama, focada na atuação da milícia, começaram em outubro de 2023. A operação Escudeiros II, que investiga a quadrilha envolvida em homicídios, teve início em janeiro de 2019. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), as ações e os alvos das operações estão interligados.
Além da PCPE, participaram das operações a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel), a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), a Polícia Científica e o Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS).
Mais detalhes sobre as operações e as ações dos suspeitos serão revelados pela Polícia Civil "em momento oportuno".
Fonte: JC Online