Notícias

Trump Cresce em Pesquisa após Atentado na Pensilvânia; Empate Técnico com Biden

Ex-presidente ganha três pontos percentuais em nova pesquisa Ipsos/Reuters
  • Categoria: Internacional
  • Publicação: 17/07/2024 12:52
  • Autor: Roberto Fonseca

Após o atentado sofrido no último sábado (13/7) na Pensilvânia, o ex-presidente Donald Trump viu suas intenções de voto crescerem dentro da margem de erro, segundo pesquisa Ipsos/Reuters divulgada na terça-feira (16/7). Trump agora tem 43% das intenções de voto, contra 41% do presidente Joe Biden, configurando um empate técnico.

O levantamento, realizado entre domingo e terça-feira, ouviu 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior do instituto, realizada entre 1º e 2 de julho, ambos os candidatos estavam empatados com 40% das intenções de voto cada. As variações recentes ocorreram dentro da margem de erro do levantamento.

É importante destacar que o sistema eleitoral dos Estados Unidos é indireto, diferentemente do sistema presidencialista brasileiro. Nos EUA, os votos são apurados por estado, onde o vencedor de cada estado ganha todos os delegados destinados ao colégio eleitoral.

O atirador que atentou contra Donald Trump foi identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, um jovem de 20 anos de Bethel Park, Pensilvânia. De acordo com investigadores, Crooks era filiado ao Partido Republicano.

O FBI, o Serviço Secreto e outras agências de segurança dos EUA estão investigando o caso como "tentativa de assassinato".


Fonte: Correio Braziliense