Detran de Goiás Alerta sobre Teor Alcoólico em Pães e Efeitos no Bafômetro
Teste revela presença de álcool em marcas de pão de forma e suas implicações para motoristas
- Categoria: Brasil
- Publicação: 18/07/2024 10:30
- Autor: Débora Oliveira
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás surpreendeu ao realizar um teste de bafômetro para avaliar o teor alcoólico após o consumo de algumas marcas de pão de forma. Em vídeos divulgados no Instagram, a instituição mostrou uma mulher consumindo duas fatias de pão de forma Visconti com requeijão e, em seguida, soprando no equipamento de medição. O resultado detectou 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/l).
O teste foi repetido com um homem que consumiu outra marca de pão de forma, da Pulmann, resultando em 0,0 mg/l. O Detran destacou a importância de os motoristas estarem cientes dos alimentos que consomem antes de dirigir, devido à presença potencial de álcool.
Em um segundo vídeo, a mulher esperou três minutos após consumir o alimento para realizar o teste novamente, obtendo resultado negativo. A médica nutróloga Thais Aquino explicou que o álcool pode estar presente em alimentos devido ao processo de fabricação, mas em quantidades insignificantes que não são detectáveis no bafômetro após alguns minutos.
A iniciativa do Detran ocorreu após um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que revelou teores alcoólicos variados em diversas marcas de pão de forma. O estudo alertou especialmente para gestantes e crianças, identificando marcas com índices entre 0,66% e 1,17% de álcool.
O processo digestivo do pão pode liberar álcool suficiente para ser detectado em testes de alcoolemia, o que pode resultar em penalidades graves para motoristas. A multa por embriaguez ao volante é de R$ 2.934,70 e pode levar à suspensão do direito de dirigir, dependendo do teor alcoólico detectado.
Fonte: Correio Braziliense