Notícias

Força Aérea Brasileira Anuncia Desativação da Base Aérea do Recife

Após 83 anos de história, unidade encerrará operações em 24 de julho
  • Categoria: Pernambuco
  • Publicação: 18/07/2024 14:07
  • Autor: Diario de Pernambuco

A Base Aérea do Recife (Barf), localizada no Jordão, Zona Sul da capital pernambucana, será desativada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A decisão, tomada devido à significativa redução nas atividades da base, culminará com o encerramento das operações na quarta-feira, 24 de julho, coincidindo com o 83º aniversário da unidade.

História e Contexto

Fundada durante a Segunda Guerra Mundial, a Base Aérea do Recife desempenhou um papel crucial no conflito, sendo utilizada pelos Estados Unidos para combater as forças do Eixo. A ordem de desativação está registrada na Portaria da Emaer Nº 197/1SC3, de 7 de maio deste ano, que aprova a "Diretriz" sobre a adequação da estrutura organizacional da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF). A decisão foi publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica em 15 de julho.

Motivos da Desativação

Segundo a Aeronáutica, a base vinha servindo principalmente como apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife, não tendo mais Unidades Aéreas sediadas permanentemente. "Em virtude de não mais haver Unidades Aéreas sediadas, a vocação dessa nobre OM (organização militar) voltou-se para a Segurança e Defesa (Segdef), assim como apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife”, diz a portaria.

Redistribuição das Atividades

Com a desativação da Barf, suas atividades serão distribuídas entre outras organizações da FAB na região:

  • Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), localizado no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes;
  • Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife;
  • Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), também em Boa Viagem.

A realocação das atividades seguirá os regimentos internos de cada organização. Apesar da desativação, as placas de sinalização com "Base Aérea do Recife" serão mantidas, preservando os laços históricos da unidade com a sociedade.

Legado da Barf

Criada em 1941, a Base Aérea do Recife se originou em uma área então chamada de Campo do Ibura (Ibura Field), na época pouco ocupada. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi usada pelos Estados Unidos no combate aos países do Eixo, consolidando-se como uma peça chave na história militar brasileira e mundial.

Fonte: Diário de Pernambuco