Missionários Ucranianos Encontram Sucesso em Prudentópolis
Vitalii e Iryna Arshulik transformam estratégia de evangelização e conquista corações no Brasil
- Categoria: Gospel
- Publicação: 19/07/2024 14:10
- Autor: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE IMB
Há anos, a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira enviou missões para trabalhar entre os ucranianos no Brasil, mas sem sucesso. Embora a comunidade ucraniana esteja enraizada no país por gerações, eles mantiveram sua língua e cultura intactas.
Recentemente, uma nova abordagem trouxe esperança. O Seminário Teológico Batista Ucraniano (UBTS) e a União Batista Ucraniana selecionaram um casal dedicado para a missão: Vitalii e Iryna Arshulik. Sentindo um forte chamado, eles se prepararam para servir no Brasil.
A Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira acolheu o casal, fornecendo moradia e apoio financeiro durante dois anos. Uma igreja batista em Curitiba, que já recebeu ucranianos na congregação, estendeu o apoio contínuo à família.
A comunidade ucraniana no Brasil, formada principalmente por imigrantes que chegaram antes ou durante a Primeira Guerra Mundial, é composta por aproximadamente 600.000 pessoas, segundo o Conselho de Missões Internacionais (IMB). Muitos vieram com a promessa de terras e um futuro melhor.
Nova Estratégia em Prudentópolis
Em 2019, antes da pandemia de COVID-19, os Arshuliks se mudaram para Prudentópolis, no Paraná, uma cidade onde cerca de 75% da população é de origem ucraniana. A cidade é fortemente influenciada pela Igreja Católica, com 97% dos habitantes frequentando missas regularmente.
Vitalii e Iryna chegam com a missão de plantar uma Igreja Batista, enfrentando o terceiro desafio de ser a tentativa nesse sentido. Diferentemente das tentativas anteriores planejadas por pastores brasileiros, o envio de uma família ucraniana visava criar uma conexão mais profunda e identificação cultural.
Começando do zero, os Arshuliks precisaram se adaptar à língua e cultura brasileiras. Seis meses após sua chegada, conheci Josafat, um brasileiro fluente em ucraniano e português, que se tornou um tradutor valioso para os estudos bíblicos.
Frutos do Evangelismo
O trabalho do casal começou a dar frutos. Dois dos filhos de Josafat aceitaram Jesus, e a casa dele se tornou um ponto de encontro para novos crentes. À medida que a evangelização avançava, mais pessoas se uniam aos cultos, forçando a busca por um espaço maior.
Atualmente, quase 100 pessoas participam regularmente dos cultos organizados por Vitalii e Iryna. Muitas famílias no bairro de Santa Mariana, onde a igreja foi enfrentada, enfrentará dificuldades econômicas. Todo sábado, os missionários se reúnem voluntários para atividades com as crianças da comunidade.
Vitalii relatou que Deus tem suprido todas as necessidades da missão e realizado maravilhas. Ele destacou histórias de pessoas que inicialmente resistiram ao evangelho, mas que eventualmente declararam sua fé em Cristo.
Com perseverança e fé, Vitalii e Iryna Arshulik continuam seu trabalho missionário, transformando vidas e criando uma comunidade de crentes em Prudentópolis.
Fonte: Guia-me