Notícias

Lula Compara Situação do Brasil Pós-Dilma à Faixa de Gaza em Evento da UFSCar

Durante a celebração dos 10 anos da UFSCar, ex-presidente faz crítica contundente aos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
  • Categoria: Política
  • Publicação: 24/07/2024 09:31
  • Autor: Pleno.News

Nesta terça-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o estado do Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff à situação da Faixa de Gaza. A declaração foi feita durante um evento em comemoração aos 10 anos do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo.

"Esse país, eu diria, o que eles [governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro] fizeram nesses últimos anos, depois do impeachment da Dilma, é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso," afirmou Lula.

O ex-presidente repetiu a narrativa do grupo Hamas, destacando a morte de "mulheres e crianças que são vítimas dos ataques" na Faixa de Gaza. Segundo ele, os civis são os principais afetados pela violência na região.

"Todo final de semana agora, este final de semana, morreram mais 70 pessoas na Faixa de Gaza. A semana passada, morreram mais 90. E quem é que está morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. Quem está morrendo? São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques, todo santo dia, de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional," completou o petista.

A declaração de Lula gerou polêmica e reações imediatas, com críticos afirmando que a comparação é exagerada e desproporcional. O ex-presidente, no entanto, manteve sua posição, destacando o impacto negativo dos governos subsequentes ao de Dilma Rousseff na sociedade brasileira.

Fonte: Pleno News