Notícias

Horário Eleitoral Começa: Candidatos à Prefeitura Apresentam Propostas

Gilson Machado aposta em apoio de Bolsonaro para conquistar eleitores; João Campos tem maior tempo de propaganda no Recife.
  • Categoria: Política
  • Publicação: 30/08/2024 09:30
  • Autor: Ricco Viana e Betania Santana

A partir de hoje, os candidatos a prefeito em todo o Brasil terão a chance de apresentar suas propostas aos eleitores por meio do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão. Até o dia 3 de outubro, os candidatos poderão expor suas ideias e visões para as cidades que pretendem administrar, com o tempo sendo distribuído de acordo com as regras eleitorais vigentes. No rádio, as inserções ocorrerão de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; já na televisão, os horários serão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

No Recife, onde a corrida eleitoral está especialmente acirrada, os candidatos têm o desafio de engajar um eleitorado que, em grande parte, demonstra pouco ou nenhum interesse pelas eleições municipais. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE, 26% dos eleitores têm pouco interesse e 21% nenhum interesse pelo pleito. Além disso, 6% declararam que votarão em branco ou nulo, e 3% ainda não decidiram.

Bolsonaro em Cena

No campo conservador, o candidato Gilson Machado (PL) prepara uma estratégia focada em temas-chave como mobilidade, saúde e a revitalização do centro do Recife. Seu guia eleitoral, que se inicia de forma propositiva, terá uma forte presença de imagens e mensagens do ex-presidente Jair Bolsonaro, visto como o principal trunfo da campanha. De acordo com o marqueteiro chefe Jomam Barbosa, Bolsonaro será fundamental para impulsionar a direita no Nordeste a partir do Recife. A vice de Gilson, Leninha, também terá destaque, representando o "cuidar" enquanto Gilson simboliza o "fazer".

Tempo de Propaganda

Em termos de tempo de propaganda, o prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição pela Frente Popular, lidera com 4 minutos e 45 segundos, tempo que usará para tentar reverter o desinteresse e conquistar eleitores indecisos. Daniel Coelho (PSD) aparece em segundo lugar, com 2 minutos e 39 segundos, seguido por Gilson Machado, com 2 minutos e 5 segundos. Dani Portela (PSOL) terá apenas 30 segundos, enquanto outros candidatos como Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) não terão acesso ao horário eleitoral.

Com a corrida eleitoral oficialmente começando nas ondas do rádio e nas telas de TV, os candidatos agora têm a missão de cativar o público, superar o desinteresse e convencer a população de que são a melhor escolha para liderar o Recife nos próximos anos. A disputa promete ser intensa, com estratégias variadas para conquistar os votos daqueles que ainda não decidiram seu destino nas urnas.

Fonte: Folha de Pernambuco