Cristãos Sob Ameaça em Bangladesh Após Golpe Militar
Extremistas islâmicos intensificam perseguição a minorias religiosas após queda do governo
- Categoria: Gospel
- Publicação: 13/09/2024 08:20
- Autor: Guiame, com informações de CBN News
Desde o golpe militar que derrubou o governo de Bangladesh no mês passado, a situação das minorias religiosas no país, incluindo cristãos, se tornou desesperadora. A Christian International Solidarity (CIS) alerta para o grave perigo que cristãos enfrentam em meio à crescente instabilidade política e social.
Grupos Islâmicos Aproveitam o Caos
O golpe militar e a renúncia da primeira-ministra Sheikh Hasina, após uma onda de violentos protestos liderados por estudantes, abriram caminho para a violência contra minorias religiosas. De acordo com Joel Veldkamp, chefe de comunicações internacionais da CSI, grupos islâmicos extremistas estão atacando cristãos, hindus e budistas, aproveitando o caos instalado. "As comportas para uma violência islâmica e jihadista mais ampla estão abertas", alertou Joel.
Missionários Expulsos e Igrejas Destruídas
Cristãos em Bangladesh estão sendo forçados a abandonar suas casas, como o caso de um missionário da CSI que, sob a ameaça de espadas e armas, foi expulso por extremistas. "Eles disseram: 'Este será um país 100% muçulmano. Não há espaço para cristãos ou hindus'", relatou Joel.
Casas de cristãos estão sendo marcadas com cruzes para identificação e futuras expulsões, enquanto dezenas de igrejas foram bombardeadas e escolas cristãs, fechadas. Templos hindus também estão sendo alvos, e o controle sobre instituições públicas está cada vez mais nas mãos de extremistas.
A Instabilidade Aumenta o Perigo
Apesar da posse do Nobel da Paz, Muhammad Yunus, para liderar um governo interino, a situação no país permanece frágil. Com a substituição de policiais e professores por membros de grupos islâmicos, a perseguição tende a piorar. As comunidades religiosas não-muçulmanas vivem com medo, enquanto as ameaças de violência e imposições de leis islâmicas se tornam cada vez mais frequentes.
O cenário em Bangladesh é uma grave preocupação para organizações internacionais, que agora tentam mobilizar esforços para proteger as minorias que estão sendo atacadas e ameaçadas diariamente.
Fonte: Guia-me