Notícias

Exército de Israel Confirma Morte do Líder do Hezbollah, Ibrahim Aqil

Comandante sênior do grupo terrorista e outros membros da elite são mortos em ataque
  • Categoria: Internacional
  • Publicação: 21/09/2024 09:35
  • Autor: Pleno.News

Nesta sexta-feira (20), o Exército de Israel anunciou a morte de Ibrahim Aqil, chefe de operações do Hezbollah, um dos principais líderes do grupo terrorista libanês. Aqil, junto com outros membros da força de elite Radwan, foi eliminado durante uma operação israelense. Aqil era uma figura de grande relevância dentro do Hezbollah, responsável por ataques e bombardeios que ameaçavam a segurança de Israel.

Ibrahim Aqil: Um dos Homens Mais Procurados do Hezbollah

Ibrahim Aqil, que ingressou no Hezbollah nos anos 80, era o chefe de operações desde 2004, sendo responsável por uma série de ações terroristas, incluindo ataques com mísseis antitanque. Como membro do Conselho da Jihad, o principal órgão militar do grupo, Aqil também era procurado pelos Estados Unidos. Em 2023, o governo americano ofereceu uma recompensa de 7 milhões de dólares por informações que levassem à sua captura.

Aqil foi acusado de envolvimento em dois dos ataques mais sangrentos contra os EUA no Líbano: a explosão da embaixada americana em Beirute, que matou 63 pessoas em 1983, e o atentado contra o quartel dos fuzileiros navais americanos, no qual 241 soldados perderam a vida no mesmo ano.

Um Golpe Significativo para o Hezbollah

A morte de Ibrahim Aqil representa um golpe estratégico para o Hezbollah, que vê um de seus líderes mais influentes ser neutralizado. "Ibrahim Aqil era o comandante sênior mais próximo de Hassan Nasrallah", afirmou Daniel Hagari, porta-voz militar israelense, referindo-se ao líder supremo do Hezbollah. A eliminação de Aqil poderá impactar as operações do grupo e suas futuras ações na região, mas certamente intensificará as tensões no Oriente Médio.

Fonte: Pleno News