Morre Humberto Ortega, Irmão e Crítico do Ditador da Nicarágua, Daniel Ortega
Ex-general e opositor do regime faleceu aos 77 anos após parada cardíaca no hospital de Manágua
- Categoria: Internacional
- Publicação: 01/10/2024 09:45
- Autor: Redação
O general Humberto Ortega, irmão do ditador nicaraguense Daniel Ortega e um de seus críticos mais notórios, faleceu na madrugada desta segunda-feira (30), aos 77 anos. A morte ocorreu em um hospital militar na capital, Manágua. Segundo o Exército da Nicarágua, Humberto sofreu uma parada cardíaca. No dia anterior, as forças armadas haviam informado sobre uma "deterioração brusca" em seu estado de saúde.
Humberto Ortega, que estava em prisão domiciliar desde maio deste ano, foi preso após conceder uma entrevista ao Infobae, na qual sugeriu que o regime de Daniel Ortega continuaria mesmo após a morte do irmão. A sua morte marca o fim de uma trajetória marcada por contribuições à Revolução Sandinista e, posteriormente, por seu distanciamento e críticas à forma autoritária como o regime de Daniel Ortega passou a conduzir o país.
Aos olhos de muitos nicaraguenses, Humberto representava uma voz dissidente dentro de um regime marcado por repressões e violações de direitos humanos. Mesmo aposentado, o ex-general continuou a ser uma figura política relevante, mantendo sua oposição pública ao governo de seu irmão até os últimos dias de sua vida.
Fonte: Pleno News