Jaboatão inicia campanha do Novembro Azul com ações externas para saúde integral do homem e inclusão de públicos específicos
Atividades abrangem prevenção ao câncer de próstata, conscientização para a população LGBTQIAPN+ e cuidado com a saúde do homem negro
- Categoria: Política
- Publicação: 01/11/2024 17:05
- Autor: Redação

O município de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança uma série de ações para marcar o Novembro Azul, com o objetivo de promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de próstata e estimular o autocuidado entre os homens. Este ano, a programação inclui palestras, rodas de conversa e ações educativas, além de uma atenção especial à população LGBTQIAPN+ e à população negra, alinhando a campanha ao Novembro Negro.
Com foco em ampliar o acesso à informação, a iniciativa pretende contemplar as especificidades de saúde de diferentes grupos, incluindo pessoas negras, que apresentam maior prevalência de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As ações vão acontecer em Unidades de Saúde da Família (USF's), policlínicas e escolas municipais, incentivando práticas preventivas e a promoção da saúde integral.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, destaca a abrangência da campanha. “A rede municipal está pronta para atender de forma inclusiva, focando na saúde do homem e em suas particularidades. As ações de conscientização são essenciais para garantir o bem-estar de todos os munícipes, e estamos empenhados em oferecer suporte de qualidade”, afirma Zelma.
Ações de destaque A programação começa na segunda-feira (4), às 9h, no Ambulatório Especializado Ensino e Serviço (AEES) em Prazeres, onde serão realizadas atualizações de carteiras de vacinação e orientações sobre controle de hipertensão e diabetes para a Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito. Simultaneamente, no Ambulatório Municipal de Saúde Abby Moreira, em Piedade, ocorre uma atividade de educação em saúde voltada para o público LGBTQIAPN+, com ambas as ações se estendendo até às 15h.
Impacto e conscientização O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, com cerca de 65 mil novos casos anuais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Uma das preocupações da campanha é baixa procura dos homens por serviços de saúde preventiva, o que compromete a detecção precoce de doenças. Em Jaboatão dos Guararapes, mais de 155 milhões de homens entre 20 e 59 anos têm acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), fundamentais para a prevenção e tratamento adequado.
A expectativa é que as atividades deste mês contribuam para uma conscientização mais ampla e um maior engajamento da população masculina em práticas de saúde preventivas.
Fonte: Blog do alberes Xavier
Leia Mais




