"Taxad" e os Memes: Popularidade de Apelidos de Fernando Haddad Cresce nas Redes
Monitoramento revela que apelidos como "Taxad" e "Taxadd" são manifestações espontâneas e não ataques coordenados
- Categoria: Brasil
- Publicação: 19/07/2024 09:35
- Autor: Leiliane Lopes
De acordo com um levantamento do Buzzmonitor, empresa especializada em monitoramento de redes sociais, os memes envolveram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, são frutos de manifestações espontâneas e não de uma campanha orquestrada. Esses memes, que o apelidam de “Taxad” ou “Taxadd”, surgiram devido ao aumento de tributações, como a taxação de compras internacionais de 50 dólares.
Evolução dos Memes
O monitoramento, divulgado nesta quinta-feira (18) pela Folha de S.Paulo, aponta que as menções a esses apelidos resultaram em ganhar força já no primeiro dia de 2024. Um usuário da rede social X (antigo Twitter) criticou "a sanha arrecadatória do Lula e seu vassalo Taxadd" em resposta a um post oficial sobre o reajuste do salário mínimo. Desde então, a popularidade do apelido cresceu consideravelmente.
Em janeiro, o termo “Taxadd” foi usado 339 vezes na rede social. Nos meses seguintes, o uso manteve-se relativamente baixo, atingindo um pico de 833 menções em maio. No entanto, na última semana, houve um aumento significativo, chegando a 895 menções. Na segunda-feira (15), o apelido foi mencionado 3.294 vezes nas redes sociais.
Natureza das Menções
Segundo o Buzzmonitor, as menções ao apelido de Haddad não são feitas por perfis falsos ou robôs, mas por usuários reais. Breno Soutto, head de insights do Grupo Elife, responsável pela plataforma de monitoramento, afirma que as postagens são de pessoas alinhadas à direita, mas sem o uso de bots ou perfis com investimento em mídia.
Difusão no WhatsApp
No WhatsApp, a expressão “Taxadd” também ganhou destaque. Até recentemente, o termo apareceu esporadicamente em 80 mil grupos públicos monitorados pela empresa Palver. Contudo, na segunda-feira (15), além das milhares de menções no X, memes como “Taxando Pobre Adoidado”, inspirado em um filme clássico dos anos 80, e “Taxamento às Cegas Brasil”, baseado em um sucesso da Netflix, obtém-se uma circular extensamente.
Conclusão
Os dados do Buzzmonitor e da Palver revelam que a popularidade dos apelidos de Fernando Haddad é uma manifestação espontânea dos usuários das redes sociais, refletindo a insatisfação com as recentes políticas de tributação. Essas declarações, ainda que específicas em um segmento político específico, mostram a rapidez com que expressões populares podem se espalhar e ganhar força na internet.
Fonte: Pleno News